quinta-feira, 27 de maio de 2010

tecnologias na educação

LUZIA GONÇALVES DE SOUSA
BARRA DO GARÇAS-MT

OLHANDO PARA UMA PRATICA DO PROFESSOR COM O USO DA TECNOLOGIA.

Após assistir ao vídeo o professor pode: explorar – som, cor, linhas em movimento, linha sinuosa, curvas, retas, paralelas; cor – cores primárias, secundárias, mistura de cores; cores neutras; realizar técnica – desenho cego – fechar os olhos, tendo em mãos uma folha e uma caneta hidrocor colorida; realizar um desenho com um fundo musical (variar fundo musical); observar resultado, com registro dos relatos;
Criação de pinturas com pincel e guache (colorido), usando formas e linhas abstratas.
Explorar o imaginário, propor espaços de discussão, na sala de aula digital usar “draw” para criar uma apresentação;
Realizar um comparativo enttre os resultados do trabalho realizado com as mãos e o realizado no computador; aprofundar discussão;
observação de obras de pintores famosos e/ou não, com trabalhos realizados com a interferência da tecnologia;
É importante na Sala de Aula Digital, valorizar aspectos da existência, fazendo uma reflexão para a valorização do “ser humano”; o homem é capaz de grandes realizações e descobertas, tem um potencial extraordinário de evoluir, criando condições e melhorando sua qualidade de vida, mas é preciso estender e atingir aqueles que mais precisam; investir no trabalho de grupo, nos projetos sociais, na inclusão digital (favorecendo o acesso da comunidade), valorizar o voluntariado, criar espaços de convivência, espaços de lazer, cultura, internet, criar grupos de 3ª idade, oficinas, incentivar a arte, esporte, comunicação, etc.
É desafiante o papel do professor para mediar a invasão dos recursos tecnológicos, qualificando sua atuação; o grande mediador, capaz de interferir positivamente e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
A partir de o vídeo relacionar com os alunos os elementos que foram observados, organização de mural com figuras de revistas e jornais; criação na sala digital de material em “impress”, colocação de fotos (câmara digital), animação e apresentação;
Como colocas é desafiante o papel do professor diante do novo contexto de ensinar através das tecnologias.
Hoje não é mais viável vermos o professor envolvido na construção de conhecimentos sem o uso das TICs, pois as mesmas estão aí para alavançar o processo ensino-aprendizagem.
O vídeo mostra várias possibilidades, estas nós precisamos compartilhar com os colegas que ainda estão resistindo ao trabalho com as TICs para que possam sentir o quanto as mesmas só vem a auxiliar na formação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário